quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Caminhão de lixo do Jorge: Morte Súbita


Olá Jovens,
É um prazer enorme estar postando aqui no blog pela segunda vez. Novamente queria agradecer a Gabi pela oportunidade, e dizer que desejo muito sucesso pra ela. Ela merece.

Pensei muito sobre qual livro seria meu segundo post, já que demorei tempo para postar. Nesse meio tempo diversos títulos passaram pelas minhas mãos.

Decidi por Morte Súbita por quê?
Foi mais pela criadora do que pela criação.

Morte SúbitaAutor: J. K. Rowling
Ano: 2012
Páginas: 504
Editora: Nova Fronteira
Nota: 4,0 - Muito bom
Livro no Skoob: Aqui
Sinopse: Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas?

J. K. Rowling fez parte da minha infância/adolescência (Como fez parte da vida de muitas outras pessoas). Mas o que me admira nela, foi a volta por cima que ela deu.
Quem diria que Harry Potter tornar se ia um fenômeno mundial? Acredito que o primeiro editor que recusou os manuscritos originais de Rowling deve se remoer de remorso até hoje.

Como escritor, admiro a Rowling, claro. Acho ela surpreendente e magnífica. Original. Ela sabe prender a atenção do leitor como ninguém, e sabe surpreender a cada capitulo. Não poderia ter sido diferente com Morte Súbita.

Embora o livro tenha sido atacado pela critica, e até mesmo pelo próprio Vaticano, que apostava que o livro arrebentaria, Rowling soube prender minha atenção no vilarejo de Pagford durante dias, horas, minutos. A cada linha que eu lia, tinha mais vontade de saber o que acontecia na próxima.

Confesso que demorei pra pegar o ritmo da leitura. Algo tão diferente de Harry Potter, mas eu consegui encontrar o jeito Rowling de escrever: Nas descrições dos personagens, nas emoções, e principalmente, quando ela mata um dos meus personagens favoritos (Ela é campeã nisso).

Pagford é o típico vilarejo inglês. Com casas de pedra, uma praça, um memorial de guerra e uma igreja. Todos na cidade se conhecem, e não necessariamente se gostam. E é exatamente nisso que Rowling nos leva a entender: Os sentimentos dos personagens. Os conflitos que cada um deles vive. Eles são mais do que simples personagens de ficção. São pessoas, seres humanos reais. Identifiquei-me com seus transtornos e seus sentimentos.
Basicamente a história se passa em volta de Barry Fairbrother. E o mais interessante, é que por mais que ele morra logo no primeiro capitulo, sua presença é indispensável em todos os outros. Ele parece o personagem mais vivo de toda a história.

Recomendo Morte Súbita pra quem quer ter uma leitura inteligente, uma leitura adulta. Adianto: Não espere por finais felizes, afinal, não é a história de um bruxo bom lutando contra as forças das trevas, e sim, um relato de conflitos psicológicos que todos nós vivemos.

Morte Súbita com certeza é uma grande história, de uma grande escritora, sobre um pequeno vilarejo.

Minha nota? 8,5. Seria 10,0 se a Rowling não tivesse matado meu personagem favorito.


Obs.: Porque Caminhão de Lixo? Porque no lixo, você encontra preciosidades. Você descobre coisas de muita utilidade. Uma amiga, que mora da Irlanda, disse-me uma vez que mobiliou todo o seu apartamento apenas com coisas que as pessoas jogam fora. Móveis e eletrodomésticos novinhos. E é nisso que acredito. O lixo sempre esta presente em nossas vidas. O que seria de nós sem o lixo afinal? Só basta a nós mesmos tirar o que há de bom, seja no lixo, seja no luxo. Seja onde for.


Então é isso,
Jorge Níkolas.

2 comentários:

  1. Gostei da coisa do caminhão de lixo e adorei a resenha.
    Realmente o primeiro que recusou HP deve estar revoltado até hoje.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Há tempos que eu procurava por uma boa resenha de Morte Súbita. Que bom que achei!
    Adorei a forma do Jorge escrever, e de sua criatividade ao escolher o título "caminhão de lixo".
    Enfim, muito bom.
    Beijos, Isa Carter.
    Isabela-na-janela.blogspot.com

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Dê a sua opinião.