terça-feira, 5 de junho de 2012

Junho: Mês do Chick-Lit

Oi, meninas!
Esse mês, farei um "especial Chick-lit". Todo mês, tentarei colocar um tema para estarmos abordando. Esse mês, escolhi esse tema pois será o mesmo do "Clube do Livro Curitiba". Os temas poderão ser gêneros, autores ou até temas.
Vocês lembram que fiz um post aqui (Menina Explica #2) sobre os Chick-Lits? Pois bem, vamos relembrar um pouquinho...


Chick-Lit é a literatura  voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de "Literatura de Mulherzinha".   A despeito de todas as criticas, Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa.  É um gênero que  faz parte da literatura voltada para o entretenimento, cujo objetivo principal é  divertir. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa". O gênero vende bem, apesar de ainda estar em crescimento no Brasil, algumas editoras já dedicam selos diferenciados para esse gênero. Ele geralmente lida com as questões das mulheres modernas, humor de ânimo leve. Apesar de algumas vezes que inclui elementos românticos, a literatura feminina (incluindo chick lit) geralmente não é considerada uma subcategoria direta do gênero romance, porque, no Chick lit a relação da heroína com sua família ou amigos pode ser tão importante quanto a seus relacionamentos românticos."
Fonte: Lost In Chick Lit e Wikipédia


Ao longo do mês, estarei falando sobre os sub-gêneros do chick-lit: Mom Lit, Glamour Lit, Teen Chick Lit, Lad Lit, Mystery Lit ou Thriller Chick Lit, Wedding Lit, Single City Girl Lit, Hen Lit, etc, etc, etc...



Lindíssimas, é isso.
Espero que tenham gostado da repostagem do post!
Um beijinho.



6 comentários:

  1. Oie, Baby :)
    Menina, literalmente amo, leitura de mulherzinha, e quem quiser falar que fale, tem pessoas que não tem o que fazer, outra nem gostam de ler, etc...
    E ficam criticando esses livros, pois eu gosto eu leio e foram com eles que aprendi a gostar da leitura, tanto é se forem no meu skoob verão a quantidade de livros de banca que já li e olha que lá nem tem todos rsrs
    Então, desse aí, nao li nenhum!
    Quero muito ler Sex and the city. Gosto ;)
    Da Key só li melancia, confesso que não gostei muito.
    E os outros vi só os filmes, mas quero está lendo.
    Abraços e beliscões carinhosos
    Máh

    ResponderExcluir
  2. Oie Gabi,

    Adoro esse gênero de livro, mas claro sem abusos.

    Beijos

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia de ter um especial/tema no mês. Apesar de Chick-Lit não me chamar tanto a atenção assim, acho legal ler um livro assim de vez em quando. Dos livros citados acima, já li Bridget Jones, Férias(livro que eu gostei muito mesmo) e Becky Bloom, e ainda pretendo ler os demais livros da série Becky Bloom.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah que legal! Eu adorei a sua ideia de fazer um mês todinho dedicado ao tema. Eu não conheço muito bem as subdivisões do Chick-Lit, então vai ser um prazer vir aqui e conhecer mais sobre o tema. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Ooi Gabi,
    Amor, eu não sabia o que eram Chick-Lits a pouco tempo, daí dei uma passada do Lost in Chick-Lit e aprendi haha
    Não tenho certeza se gosto ou não desse gênero :T
    Eu estou de mal com meu colégio. Pra que fazer festa junina bem no dia 16???? affe ¬¬' tava maluca pra ir esse mês DX
    Beijocas,
    Alice.
    http://pirandocomlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi!
    Adorei o seu post!
    Chick-lits são bons demais!
    Eu sempre pego algum livro do gênero quando quer ler algo leve e divertido.
    O Diário de Bridget Jones faz parte dos meus favoritos!
    Outros que eu também adorei foram Qual Seu Número? e Os Diários de Carrie. :)

    Bjoo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Dê a sua opinião.