quinta-feira, 25 de junho de 2015

Roteiros e Romances

"Você vai encontrar o verdadeiro amor quando estiver descabelada e sem maquiagem", dizia o texto que li num desses sites de crônicas sobre relacionamentos, sentimentos e tudo mais. Sempre gostei desse tipo de site... Talvez pela identificação, ou pela melancolia, ou simplesmente pelo fato de levar uns "tapas na cara" de vez em quando. Mas essa frase, hoje, em especial, me deixou pensativa.

Não é a primeira vez que leio essa frase (ou coisa parecida) nesse tipo de texto, afinal, para as pessoas, parece meio impossível você encontrar o amor da sua vida quando estiver de maquiagem, salto alto e baby-liss no cabelo. E se encontrá-lo, amiga, cuidado: pode não ser o amor da sua vida. Ele também não vai chegar em cima de um cavalo branco, nem vai te encantar de primeira, ele provavelmente vai ser seu amigo antes de ser seu namorado, e não vai te dar flores, mas chocolate. Ele não vai ser ciumento, porque vai ter autoconfiança, e não vai ser mal humorado, se não, não serve para você.

Parece que quanto mais tentamos libertar os nossos relacionamentos dos moldes impostos pela sociedade, mais colocamos padrões para que eles existam. Se não for assim, não é de verdade, tem que ser assim. Mas e a nossa liberdade?

Nunca consegui conceber uma ideia de amor sem esta estar acompanhada da ideia de liberdade.

amor da sua vida pode vir quando você estiver descabelada. Mas ele também pode te encontrar naquela festa em que você demorou 5 horas para se produzir. No meio de cabelos, unha e maquiagem, talvez você nem tenha pensado em agradar alguém, fora você mesma, mas ele te encontrou. Ou talvez você tenha se arrumado só para ele, e no momento que você entrou no salão, algo dentro do coração dele despertou e gritou bem alto: "É ELA!".

Eu não sei como vai ser o seu amor da vida. Não sei se vai ser loiro, moreno, gordinho ou malhado. Eu não sei se vocês vão se conhecer na igreja, ou se vão conhecer na balada. E o primeiro beijo? Vai ser bom? Vai ser estranho? Vai ser no primeiro encontro? Será que vocês vão demorar para se apaixonar, ou vai ser tudo à primeira vista? Eu também não sei nem ele vai te encontrar. Às vezes ele está demorando e você resolve procurar. E por que não?

Eu poderia vir aqui ditar regras, e falar que se ele não te beijar no primeiro encontro, talvez não seja o cara ideal. Mas não. Eu não desejo que vocês sejam melhores amigos antes do namoro. E não desejo que vocês comecem a namorar no dia em que se conhecerem. Eu só desejo que vocês tenham liberdade.

Liberdade de amar e fugir dos padrões que esperam que vocês sigam. Liberdade de viver um amor sem roteiros ou regras. O amor não funciona com manual de instruções. Eu desejo um amor cheio de liberdade para que vocês possam falar nãos e sins quando for necessário, liberdade nos abraços e nos beijos intermináveis, liberdade para dormir a tarde toda de domingo, passear no parque, ou ainda, não fazer nada.

Desejo que o amor da sua vida te traga a liberdade de ser quem você é. Mas antes, desejo que você aprenda que não há liberdade maior do que amar a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Dê a sua opinião.