domingo, 6 de outubro de 2013

Pra Escutar: Tati Barbosa

Olá, meninas! Quanto tempo! rs
Hoje resolvi fazer um post diferente, e vim falar sobre música
Há alguns dias atrás, conheci o trabalho da cantora e compositora Tati Barbosa, e foi amor à primeira vista (ou à primeira música, no caso rs). A voz doce e as músicas poéticas me conquistaram desde a primeira nota, e eu não podia deixar de apresentá-la a vocês! Entrei em contato com a cantora, e fizemos uma pequena entrevista, que você pode conferir logo abaixo:




Blog Livros e Meninas: Quem é Tati Barbosa?
Tati Barbosa: Sou nascida e criada em Nova Iguaçu – RJ e cresci em meio a dança, música, teatro e tudo que eu pudesse me ocupar, não curto rotina rs. Sou filha única (não sou mimada ok?! hehehe), mas tenho irmãos do coração, que são os primos e os amigos de infância. Flamenguista, amo coisas simples como andar descalço, caminhar, jogar vídeo game, comer biscoito Trakinas de chocolate, uso all star e sou de observar pequenos detalhes: sim, às vezes eu paro para ver como fica o reflexo do sol nas árvores; gosto de ir ao mercado, ter tempo de qualidade com gente, rir até chorar e ficar com dor na barriga sabe?! Hoje moro em Curitiba, vim pra cá em 2007... Fiz minha segunda faculdade aqui e trabalho com eventos sociais (amo ver a alegria das pessoas atráves dos olhares e dos sorrisos... é recompensador!) Sou da Comunidade Alcance da Água Verde, trabalho lá com os adolescentes e na equipe de comunicação.


LEM: Como a música entrou na sua vida e quando você decidiu que queria ser cantora?
TB: A música, mesmo que de uma forma indireta, estava presente na minha vida desde a infância, porque comecei a fazer ballet muito cedo... Cresci dançando. Na adolescência eu comecei a cantar algumas composições próprias na minha igreja no RJ. Vim para Curitiba e comecei a ministrar na igreja que fiz parte. Aprendi muito ouvindo uma galera muito musical, pessoas que já faziam isso há mais tempo que eu. Em 2011, fiz uma parceria e surgiu o SomDelas. Foi ai que as composições que canto hoje surgiram. O grupo não existe mais desde 2012, mas continuo tocando as canções que fiz.



LEM: Você disse que as suas músicas têm o objetivo de propagar o reino poeticamente. Como você as compõe? E como faz esse junção de poesia com a palavra de Deus?
TB: Tenho aprendido que precisamos de propósitos para tudo que fazemos, saber onde queremos chegar. Tenho pedido a Deus que essas canções cheguem de alguma forma em lugares que eu nunca vou poder ir, e que de alguma forma também deixem marcas para a eternidade. Levem pessoas a refletirem sobre conduta, caráter, fé, que as faça mudar. Eu gosto muito de ler, principalmente livros ou pequenos textos reflexivos, poéticos... A bíblia é o grande exemplo disso, mas um dos autores que curto muito é C.S Lewis e é ele que tenho lido bastante ultimamente. É muito engraçado como surgem algumas composições, não tenho nenhum “ritual especial” para compor hehehehe. As vezes estou andando e me vem um refrão, ou no banho uma melodia, ou ouço alguma pregação ou frase ou história de alguém... Mas as minhas músicas são misturas de muita coisa, experiências pessoais ou dos outros, momentos de devocionais, reflexões em conjunto, lendo um livro, ouvindo uma outra canção. Já compus por estar triste, animada, muito feliz, me sentindo totalmente sozinha, pedindo socorro pra Deus... rs Ah, sei lá... É uma "mistureba"... hahaha. Eu gosto de compor, às vezes é minha maneira de desabafar ou de mostrar meu olhar pra alguma coisa... Já fiz música por causa de pessoas... A junção está na prática, no momento que escrevo. Tenho procurado viver meus dias focando no manual de instrução que temos: a Bíblia. Se o que escrevo são experiências, a junção de certa forma está feita né? E se você ouvir as canções vai encontrar a palavra de Deus nelas... A música Tempo por exemplo, ela é baseada em Eclesiastes 3.



LEM: Você já tem previsão para o lançamento de um CD? O que podemos esperar da sua carreira como cantora? 
TB: Não tenho previsão, porque as coisas estão fora do meu controle hahaha, eu dependo dEle, tenho aprendido a respeitar os processos, o tempo... Um dia já pensei sobre ter um CD, já me imaginei indo para muitos lugares, mas hoje, como eu disse, não é meu foco, eu quero que as canções cheguem por si só, de repente, onde nunca vou estar, que através delas a mensagem de uma nova vida, de um sacrifício e amor estão à disposição, que eu e você precisamos ser moldados todos os dias para chegarmos ao objetivo, que é sermos parecidos com Cristo e com isso, as pessoas enxerguem Ele... Então, não necessariamente eu penso em um CD, a internet hoje é muito forte né?! Se houverem compartilhamentos, já "tá" valendo... O que esperar? Hummm... Quero continuar compondo, novas canções estão surgindo, continuar aprendendo, ouvindo, e sempre que surgir oportunidade de estar compartilhando o que Deus tem me dado, eu vou... É só chamar! 


LEM: Mande um recado para quem estiver lendo essa entrevista.
TB: Nossa vida passa rápido demais, gente! E algumas coisas precisam ser deixadas de lado, para que outras apareçam. Vivam como Paulo: alegrem-se! Sejam capazes de pedir e dar perdão, mesmo que doa. Vamos fazer como Jesus, amar independente de quem seja, escancare todos os dias em algum momento um belo sorriso, ouça música, dance, cante (mesmo que você seja desafinado rs), tenha gente perto de você, invista tempo nelas. Beba água porque faz bem (minha mãe sempre me fala isso hehe), coma chocolate, porque alegra a vida, observe os detalhes porque com certeza faz muita diferença, ouça quem já viveu mais que você e ceda sempre que precisar...

Para quem quiser entrar em contato com a Tati, pode é só acessar: 
- Ou o email de contato: contato@tatibarbosa.com.br .

Para você que mora em Curitiba, a Tati estará participando de um evento no dia 12 de outubro, e você está convidado! Será no "Espaço Integração", das 10h às 18h. O endereço é: Rua Cap. João Ribas de Oliveira 181 - Guabirotuba.


Espero que tenham gostado da entrevista, do post, e, é claro, da Tati!
Quero agradecê-la por se dispor a participar da entrevista. Você é uma fofa, Tati! Desejo todo sucesso do mundo para você.

3 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Não conhecia ela ,
    mas adorei as músicas e a voz dela !!
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi, ainda não conhecia a Tati, mas gostei muito da seleção das músicas que você colocou no post e pela entrevista, ela parece ser mesmo uma fofa! Acho lindo quem usa esse dom de ter uma bela voz, para passar o bem, as mensagens de Deus. Mesmo sendo católica, amo todas as suas indicações musicais (sim, fico olhando seu Facebook, gemi. Hahahaha) e ouço sem parar. Mais uma agora! <3

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Dê a sua opinião.