quinta-feira, 16 de maio de 2013

O Quarto de Lucas

Olá, meninas!
No dia 12 de março, fiz um post comentando sobre uma nova parceria que o blog havia fechado (clique aqui para ver o post): o escritor Marco Aurélio Dias, autor de O Quarto de Lucas, disponibilizou um exemplar do seu livro para a resenha. E hoje eu vim falar um pouco sobre este livro, no mínimo, apaixonante.

          Assim que o meu exemplar chegou, comecei a foleá-lo e, quando me deparei, já estava completamente fisgada pela história. Confesso que, quando o autor havia me dito que o livro era um infanto juvenil, não esperava mais do que uma história "água com açúcar", e me surpreendi positivamente em relação a isso.

          Lucas é um menino que mora no interior de São Paulo, atleta, ele é o típico garoto "popular e mulherengo". Tudo na sua vida vai bem, até que o garoto recebe uma notícia que, querendo ou não, mudará - e muito - a sua vida: ele terá que largar a sua pacata rotina no interior para ir morar na capital São Bernardo do Campo.
       
          Na sua nova cidade, Lucas conhecerá novas pessoas, enfrentará novos problemas, e, é claro, novas paixões. Ao chegar na nova escola, ele conhece Maria Eduarda, uma menina misteriosa que mudará completamente a sua vida.

          
          E agora, a parte mais difícil: como falar de um livro que conquistou o seu coração? O Quarto de Lucas, por ser um livro infanto juvenil, é de uma leveza sem igual. A história flui rapidamente e é de uma sensibilidade enorme. É um livro realista e com uma boa dose de sentimentalismo (devemos lembrar que o protagonista é adolescente, e essa fase da vida, diga-se de passagem, é bem sentimental!).
          
          Fazia muito tempo que um livro não me prendia como este me prendeu. Não é uma história de mistério e nem algo muito surreal, e foi isso o que me conquistou: a realidade descrita nas páginas de um livro, pelo olhar de um garoto comum. 

          Sentimento de perda. Foi isso que senti ao terminar o livro. Ver duas pessoas que "em tão pouco tempo" se tornaram tão especiais para mim indo embora, sem mais, nem menos, e sem uma chance de ficarem mais um pouco. Maria Eduarda e Lucas conquistaram o meu coração, e as horas que passei com eles foram inesquecíveis. Quando virei a última folha, não tive outra escolha a não ser abraçar o livro, na tentativa de amenizar a saudade, e ficar, por alguns minutos, em silêncio, processando o que acabara de acontecer.


          Ao final de cada capítulo, encontramos postagens em blogs, chats e redes sociais, feitas por Lucas e seus amigos. Esse detalhe fez toda a diferença e deu um toque mais "real" no livro.
      
          A revisão deixou um pouco a desejar, mas nada que atrapalhasse a leitura do livro.

Gostaria de agradecer imensamente ao autor por essa parceria. Amei conhecer Lucas e Maria Eduarda, e ainda estou com eles no meu coração. Parabéns pela obra linda! Sucesso! 

Update - 17/05
Quer saber mais sobre o livro? É só acessar o site oficial: http://www.oquartodelucas.com.br/ .

5 comentários:

  1. Oiiii Gabi, quanto tempo heim? Sua sumida.
    Nossa pra começar o nome do livro já é super chamativo, da uma curiosidade só ai no começo e pelo que você falou na resenha é do estilo dos livros da Tânia Gonzales, já até adicionei ele no skoob.
    Amei esse diferencial que você postou as fotos ai do intervalo entre os capítulos, deve dar todo um charme no livro.
    Você escreve muito bem Gabi.
    Bjos
    Ana Clara
    www.bibliotecavirtu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriela!
    Eu gosto muito de livros infanto-juvenis. Não conhecia "O quarto de Lucas", mas, no geral, eu adoro ler livros realistas. Eles sempre me lembram de alguma coisa relacionada a minha adolescência.


    Beijão!
    >> Nine
    Estante da Nine [http://goo.gl/MA5IR]

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha e fiquei bem curiosa para conhecer mais sobre o livro, parece ser muito bom!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro já ta me chamando para eu o leer *--*
    No começo, assim, olhando para a capa não dá pra imaginar ser tão legal, mas depois de sua resenha, sei que é um ótimo livro!
    Adoro livros com coisas diferentes entre as páginas (mapas, certos tipos de desenho, blogs, chats...)

    Beijoos'

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Dê a sua opinião.