segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dica da Leitora!

Olá, meninas! Tudo bem?
Hoje estou inaugurando - TCHARAM - mais uma coluna no blog que vai se chamar: Dica da Leitora. No dia 29/12 do ano passado (2012), fiz um post falando sobre Ant Lima, um escritor nacional super querido. O post (que você pode conferir clicando aqui) foi dica da leitora Lari Borges. Após esse post, recebi alguns emails de leitoras elogiando o blog (LINDAS, SEMPRE QUE QUISEREM ME MANDEM EMAILS DANDO SUAS OPINIÕES OU DICAS, EU AMO RECEBER EMAIL DE VOCÊS: gabi_wegner@hotmail.com) e dando sugestões de posts.
A leitora Thaís Cattani mandou um email falando assim:

Bom dia!
Eu gostaria de fazer uma sugestão para o seu blog, porém estou o acompanhando a pouco tempo e não sei se você já postou algo parecido. Enfim, a minha ideia é de você fazer um post falando sobre livros atuais que você acredita que se tornarão clássicos daqui alguns anos.
Obrigada pela atenção.

Demorei um tempinho para fazer o post que a Thaís sugeriu, e hoje vim trazer os livros que eu acho que se tornarão clássicos daqui a alguns anos.

Nem todos os livros dessa lista eu li, alguns eu escolhi por indicação e por "reputação". 

Quem é você, Alasca?
Quando perguntei para algumas pessoas quais livros elas indicariam para essa lista, várias citaram A Culpa É Das Estrelas, do nosso amado John Green. Me apaixonei perdida e completamente por esse livro que conta a história de Hazel e Augustus, porém, também li Quem É Você, Alasca? do mesmo autor e me apaixonei da mesma forma. Creio que os dois títulos são dignos de entrar nessa lista de futuros clássicos, mas, na minha opinião, o "Alasca" é um livro mais maduro e inteligente (não desmerecendo, de forma alguma, A Culpa É Das Estrelas). 

O Céu Está Em Todo Lugar é, no mínimo, apaixonante (resenha aqui) e poderia com toda a certeza virar um clássico! Com uma dose de realidade, drama e romance, ele consegue nos arrancar diversos sentimentos e ficar em nossas cabeças - e corações - por um bom tempo.

Impossível falar de clássicos e não citar a série Harry Potter. Nunca li a série e por isso não posso dar opiniões "aprofundadas", mas devo reconhecer a grandeza dos escritos de J. K. Rowling, afinal, para conquistar multidões de pessoas pelo mundo inteiro, só uma pessoa com uma grande "mente". Esse, com toda a certeza, entraria para os "clássicos do futuro".


Não sei se posso colocar As Crônicas de Nárnia na minha lista pois acho que esta série já é um clássico, mas, de qualquer maneira, aqui está. Ainda não li essa série, mas tenho muita curiosidade, e se minha opinião for parecida com as demais, não irei me arrepender se lê-lo.

Querido John
Não posso falar de clássicos da atualidade sem citar Nicholas Sparks. Dentre todos os livros que li deste grande autor, Querido John foi um dos que mais me emocionou. O que me encanta na escrita de Nicholas é a maneira como ele consegue nos guiar por uma história real e surpreendente. Acho que os livros de Sparks dariam ótimos clássicos!

Quais são os livros atuais que vocês colocariam na lista de vocês? Gostaram das minhas escolhas?
Continuem mandando suas críticas, sugestões, elogios - e o que mais vier a cabeça de vocês - para o meu email: gabi_wegner@hotmail.com . Vou adorar receber o email de vocês.

Beijos.

10 comentários:

  1. Bem, esse é um assunto delicado. Geralmente um livro só se torna clássico quando é imprescindível, culturalmente falando, pra uma geração. Ou seja, pelo o que entendi, ele mostra a geração de onde veio, como Machado de Assis e Jane Austen. E sinceramente, se Nicholas Sparks se tornar um clássico, vou desacreditar da humanidade, detesto a melação desse autor, ele não é nem um pouco realista. Provavelmente você gosta dele, então antes de falar algo, saiba que essa é minha opinião, e de mais um milhão de pessoas que eu considero de bom senso. (Sério, eu detesto esse autor, então não ligue pra este comentário rsrsrsrsrs)

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu amei o querido john!
    parece bobo mas eu chorava tanto lendo esse livro ;//

    beijos
    http://acessoriosecafeina.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi,
    Eu não li nenhum do livros citados, mas tenho vontade de ler “As Crônicas de Nárnia” e “O Céu Está Em Todo Lugar”

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gabi, eu ainda nao tinha me atentado que o autor de A Culpa é das Estrelas é o mesmo de Alasca o.Õ Eu tenho "Alasca", mas ainda nao li. TO nem aí pra fila, vai ser o proximo que vou ler hahaha

    Não sei quais eu colocaria viu?
    Eu amo Quarto, e gostaria que se tornasse um classico, mas nao fez taanto sucesso qndo foi lançado.

    Beeeijão!

    ResponderExcluir
  5. Amei a classificação e concordo com ela.
    Vai correndo ler As Crônicas de Nárnia.
    Querido John também é o meu preferido do Nicholas Sparks (que eu gosto muito).
    Bjos
    http://www.bibliotecavirtu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A lista é realmente muito boa! E também acho que As Crônicas de Nárnia já é um clássico, como eu li, digo que não é parecida com as demais séries. Amo os livros do Nicholas Sparks, aqui em casa tem muitos livros dele, e o que mais gostei foi A Última Música, aqui também tem Querido John só que ainda não li e minhas irmãs não gostaram muito do livro. E pra mim Harry Potter já virou um clássico!
    Ótimo post :)

    Beijoos

    ResponderExcluir
  7. Com certeza os livros de Meg Cabot do "Diário da Princesa" , o livro "Fallen" de Lauren Kate e "Cidade dos Ossos" de Cassandra Clare sou super fã dessas escritoras

    ResponderExcluir
  8. Meg Cabot tenho o interesse em ler. As Crônicas de Nárnia está para esse ano. Agora A última Música foram os primeiros que li, gosto do Sparks.

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria
    www.entrandonumafria.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parabéns blog lindo, super delicado e criativo. Venha conhecer o meu cantinho, ficarei mt feliz com a sua visita ! Bjs

    http://estilofemminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a ideia! Aaah, realmente Harry Potter... Nárnia então... Só li dois livros do Nicholas, entre eles Querido John e é belíssimo mesmo!

    Beijão!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Dê a sua opinião.