quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Doidas e Santas - Martha Medeiros

Hoje vou fazer resenha do livro Doidas e Santas, da Martha Medeiros. Como falei nesse vídeo: http://migre.me/bdFSA , esse foi um livro que peguei na biblioteca pública da minha cidade, com uma leve expectativa, pois já havia visto vários comentários sobre o livro e a autora. Quando o emprestei, não tinha a intenção de resenhá-lo, mas, após postar algumas frases do livro no Facebook, uma leitora pediu a resenha e eu estou aqui para postá-la!
Doidas e SantasAutor: Martha Medeiros
Ano: 2008
Páginas: 232
Editora: L&PM
Nota: 5.0 - Ótimo - Favorito
Livro no Skoob: Neste link
Sinopse: Martha Medeiros, poeta, cronista, romancista, conquistou o Brasil com seus textos, publicados em jornais de repercussão nacional, sites e livros que se transformaram em best-sellers. 
Doidas e Santas reúne cem crônicas que falam direto ao coração de suas leitoras e seus leitores. Nelas, Martha expõe os anseios de sua geração e de sua época, tornando-se uma das vozes mais importantes entre as recentemente surgidas no cenário nacional. As alegrias e as desilusões, os dramas e as delícias da vida adulta, as neuroses da vida urbana, o prazer que se esconde no dia-a-dia, o poder transformador do afeto, os mistérios da maternidade, enfim, o cotidiano de cada um de nós tornou-se o principal tema da autora. Como toda grande artista, ela consuma o sortilégio da literatura: traduzir e expressar o que vai na alma de sua enorme legião de admiradores.
Dona de uma sensibilidade incomum, Martha Medeiros tem para tudo um olhar, uma reflexão e uma reação fresca, nova, de alguém que pela primeira vez se depara com o inesperado, seja o assunto o Dia dos Namorados, a decisão de se começar a fumar, um sentimento de desconforto por qualquer coisa, uma paranóia que se imiscui sub-repticiamente ou um amor que acaba. Sempre terna e indignada, amantíssima da cultura contemporânea e dona de um imbatível senso de humor, em suas crônicas – assim como em sua poesia – Martha torna, para todos nós e com muita destreza, mais palatável o imponderável da vida.

   Como já disse acima, estava com certa expectativa em relação ao livro, mas tentei me "controlar" para não acabar me decepcionando. 

   Ao começar a leitura, já pude perceber a delicadeza na escrita de Martha. A escritora é uma prova viva de que, para escrever bem, não é necessário usar palavras difíceis. Diferente de alguns escritores que querem colocar muitas palavras complicadas para parecerem mais intelectuais, Martha escreve com palavras simples e cotidianas, e isso faz com que nos identifiquemos com cada crônica.

   As crônicas são divertidas, leves e agradáveis de se ler. Como todos os meus livros da "lista" de favoritos, Doidas e Santas foi um livro que emocionou, mas, diferente dos outros, não me emocionou por conter uma história de amor trágica, linda ou surreal, até porque, é um livro de crônicas, mas Doidas e Santas me emocionou e cativou por sua sutileza e seu realismo.

   A cada página virada, ia me apaixonando mais pela escrita de Martha e, ao final do livro, restou a vontade de "quero mais". Não vejo a hora de apreciar mais livros da autora!

   E você? Já leu o livro Doidas e Santas ou algum livro da Martha Medeiros? Tem vontade de ler? Comente e expresse a sua opinião!

3 comentários:

  1. MORRO de vontade de ler algo da Martha! Minha mãe tem esse livro e eu já dei uma folheadinha. :) Sempre leio as crônicas dela na revista da Globo.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nada da Martha, mas é uma autora que eu quero muito ler! *o*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. As crônicas dela são SENSACIONAIS, justamente pela leveza das palavras. Para rir e relaxar os textos porém acho muito direcionado ao público feminino (não que homens não possam aderir a idéia).
    Mas li de poema e detestei.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Dê a sua opinião.