sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Clube da Insônia - Tico Santa Cruz

Oi, meninas!
Sei que estou um pouco afastada do blog, porque estou meio desanimada! Mas, não vou desistir. Tudo vai se ajeitando aos pouquinhos.
Hoje trouxe a resenha de um livro em parceria com a editora Belas Letras.

Clube da InsôniaAutor: Tico Santa Cruz
Ano: 2012
Páginas: 104
Editora: Belas Letras
Livro no Skoob: Clique aqui
Nota no Skoob: 4.0 - Muito Bom
Sinopse: Na noite, a fúria e a paixão se encontram. O submundo emerge às ruas, evocando gente esquecida que não tem vez nem voz e perambula pela cidade em busca de luz. A noite também é a casa da diversão sem hipocrisia, da embriaguez, da luxúria, das angústias e das reflexões de quem não consegue adormecer antes de a loucura se recolher novamente aos seus abrigos diurnos. De olhos bem abertos, o músico Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube, leva o leitor a um mergulho na escuridão para compartilhar seus medos e seu inconformismo, em textos viscerais que pulsam do início ao fim, madrugada adentro, até o sol nascer.

Como eu já disse, redisse e digo sempre, adoro livros de crônicas. Clube da Insônia é um livro de crônicas dividido em Parte 1 e Parte 2.

Confesso que não esperava muito do livro, talvez pela capa, que não me agradou, ou até mesmo pelo autor, que não é uma das personalidades que eu mais gosto, mas, o fato é que eu não tinha expectativa nenhuma em relação ao livro e ele acabou me surpreendendo de uma forma positiva. Tico Santa Cruz escreve sobre o nosso cotidiano e a vida, de uma forma geral, com sinceridade e realismo.

Como já disse, não gostei da capa. O trabalho gráfico ficou lindo, mas na capa, tem desenhado um demônio e eu não gostei disso. A diagramação, por sua vez, foi um arraso! As crônicas se intercalavam em: páginas brancas com letras pretas e páginas pretas com letras brancas, sem contar as várias ilustrações do livro que deram um toque especial.

Mas, como um livro não se faz apenas de capa e diagramação, vamos julgar o que realmente interessa: o conteúdo!

Por ser o primeiro livro de Tico S. Cruz, achei que ele fez um ótimo trabalho, escrevendo de maneira filosófica e reflexiva. A leitura foi rápida e nenhum pouco cansativa. Marquei várias frases e, quando terminei a leitura, fiquei com a sensação de "já acabou? quero mais...".

Em alguns textos o autor escreveu de forma um tanto grosseira e com termos de baixo calão, porém, ele escreveu assim em dois ou três textos, o que fez com que eu não me incomodasse tanto. 

A editora e o autor estão de parabéns! No final das contas, o conjunto da obra ficou ótimo!

Sobre o autor:
Tico Santa Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 30 de setembro de 1977 sob o signo de libra. Cursou Ciências Sociais na UFRJ, Comunicação e Educação Física, mas não concluiu nenhuma das três faculdades, resolvendo se dedicar integralmente a sua banda, o Detonautas Roque Clube, criada em 1997. Compositor, escritor e poeta, é idealizador do grupo de performance social chamado Voluntários da Pátria, que tem como objetivo levar música, poesia e debates sócio-políticos em escolas, universidades públicas e particulares e penitenciárias. Clube da Insônia é seu primeiro livro.

Visite:

6 comentários:

  1. Eu não tinha vontade de ler Clube da Insonia e também já li resenhas negativas sobre ele. Mas a sua me deixou curiosa para conferir. A diagramação deve ser linda *.*
    Não sou muito chegada a ler crônicas, mas acho que darei o benefício da dúvida.
    laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros de crônicas! (Só li um, mas acho que ainda amarei muitos outros.) Esse me deixou receosa, pelo estilo rock e pela capa. Também não gostei muito. :P Mas pode ser bom, talvez eu leia um dia! Adorei a resenha.

    Beijos!

    www.ladyleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. As crônicas do Tico estão muito em escritas, eu gostei bastante do livro e concordo em relação a diagramação: a editora caprichou!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Interessante, mais to com um pouco de receio por causa de ser do Tico, sei lá nunca fui com a cara dele, mesmo quando estava na fazenda, quem sabe um dia eu não me aventuro a le-lo?
    Até

    ResponderExcluir
  5. Hey parceira! Como assim desanimada? Que isso, flor! Vai numa biblioteca, numa pet shop, tomar um Milk Shake..Huehuehue
    Adorei a resenha. Este livro me chama muito atenção.
    Não desista mesmo, hein!!

    Beijocas!!
    http://foolishhappy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. O tico nao é chato, ele é uma das pessoas que mais admiro, acho ele super inteligente. Ele é tão bom escritor quanto é compositor. Adorei este livro, recomendo.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Dê a sua opinião.