Hoje eu trouxe um post para explicar a minha futura profissão: PRODUÇÃO EDITORIAL.
O post é -meio- comprido, mas vale à pena ler!

O mercado de trabalho
As novas tecnologias estão, aos poucos, modificando o mercado de produção editorial. Produtos audiovisuais e digitais, como os audiobooks e os e-books, e o desenvolvimento de conteúdos para celulares abrem novas oportunidades para o produtor editorial. "Apesar das inovações tecnológicas, o maior mercado de trabalho ainda continua sendo nas editoras", diz Plínio Martins, coordenador do curso de Editoração da USP. "As oportunidades são muitas. Logo no segundo ano do curso, vários alunos já começam a trabalhar", complementa. Os especialistas nas áreas de texto e arte podem encontrar vagas para elaborar e coordenar projetos de livros. Como diversas editoras terceirizam boa parte das atividades, muitos formados acabam montando pequenas empresas de prestação de serviços para produzir capas e desenvolver trabalhos de edição e seleção de texto. Os profissionais que trabalham com revisão dos conteúdos e com marketing editorial têm sido bastante procurados. A maioria das oportunidades de trabalho concentram-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão instaladas muitas empresas de comunicação, e em editoras locais das grandes capitais.
Salário inicial: R$ 1.200,00 (assistente editorial; fonte: prof. Mario Feijó, da UFRJ).
Salário inicial: R$ 1.200,00 (assistente editorial; fonte: prof. Mario Feijó, da UFRJ).
O curso
Nos dois primeiros anos, o aluno vê disciplinas básicas como filosofia, sociologia e teoria da comunicação. As profissionalizantes, como redação, produção editorial impressa (livros e revistas), eletrônica (produtos audiovisuais) e digital (construção de sites), entram a partir do terceiro ano. O estágio é obrigatório no último ano. Na maior parte das universidades, esse curso é oferecido como habilitação de Comunicação Social.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Comun. Soc. (prod. editorial e multimídia); Comun. Soc. (prod. editorial).
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Comun. Soc. (prod. editorial e multimídia); Comun. Soc. (prod. editorial).
O que você pode fazer
Arte
Definir os aspectos visuais de uma publicação, desde o tamanho e o tipo das letras até a organização dos textos, ilustrações e fotografias pelas páginas.
Edição e seleção
Ler os textos originais dos autores e escolher obras para publicação, segundo a linha da coleção e os interesses da editora.
Marketing editorial
Preparar estratégias de lançamento de livros de uma editora. Acompanhar tendências, fazer previsões e elaborar produtos.
Produção
Gerenciar a impressão de livros, revistas e outras publicações, escolhendo o tipo de papel, a tinta e a forma de impressão. Selecionar fornecedores, levantar custos e acompanhar o produto na gráfica.
Revisão
Eliminar erros de informação e de grafia de uma obra escrita. Checar o funcionamento dos mecanismos de navegação de CDs-ROM e sites da internet.
É isso gente! *-*
Fiquem atentas às novidades!
Beijos.
Hai hai depois de ler Deu ate vontade de fazer produção Editorial tambem =D
ResponderExcluirbeijos
Muito legal, Gabriela!
ResponderExcluirBoa sorte em sua futura profissão! Espero que siga em frente, pois é muito reconformtante quando conseguimos trabalhar com o que gostamos!
Abraço,
Paz e Bem!
Sou bióloga por amor, mas Produção Editorial é apaixonante! *-*
ResponderExcluirBeijocas,
Mi
Inteiramente Diva
Eis ai um curso bom para amantes de livros heheh e promissor no mercado de trabalho :)
ResponderExcluiré uma boa dica para quem gosta de livros, mas não sabe q curso seguir
Bjs
Daiane
nouniversodaliteratura.blogspot.com
Muuuito legal ;D
ResponderExcluirBeijos ;*
just-a-girl21.blogspot.com
Adoreei! De todos os Menina Explica esse foi o melhor até agora, Gabi! Acabei de decidir minha futura profissão haha'
ResponderExcluirBj;*
Naty.
Infelizmente esse curso não está disponível em minha cidade! #tristeza
ResponderExcluirMas já pensei em fazê-lo.
Beijos Gabi! \0/
Eu já pensei em fazer esse curso. Mas acho que já me decidi pela engenharia mesmo. Ainda tenho 2 anos para decidir meu futuro. ASUHAU
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Acho esse curso muito legal! Pena que eu nunca pensei nessa profissão, se eu estivesse com 17/18 anos hoje talvez até desencanaria de arquitetura :/
ResponderExcluir